quarta-feira, janeiro 28, 2009

Fashion Week

Hoje escolhi um tema que gosto imenso, infelizmente aqui em Mocambique nao e um evento tao conhecido e tao elaborado como no exterior, mas resolvi fazer uma pequena explicacao do que Fashion Week realmente siginifica:

Fashion week e um evento da industria da moda, que ocorre aproximadamente durante uma semana, e uma oportunidade dos estilistas locais ou nao e marcas a exporem as suas coleccoes na passarelle para que os compradores possam conhecer as mais recentes tendencias da moda. E o mais importante mostra o que esta "in" e "out" na epoca. As primeiras Fashion Weeks deram-se na principais capitais de moda tais como Milao, Paris, Londres, e Nova York. Nos inicios e meados do seculo 21, o evento tomou lugar em mais lugares do globo para enaltecer tambem outros estilistas.


As principais caracteristicas deste evento sao, na maioria das capitais da moda, a fashion week acontece duas vezes por ano, dividindo em quatro estacoes Outono/ Inverno e Primavera/Verao. As coleccoes da Fashion Week tem que ser apresentadas meses antes da estacao para dar aos media e compradores a chance de prever as tendencias na proxima estacao e tambem para que os retalhistas possa comprar ou incorporar os estilistas no seu marketing.

A programacao inicia com New York Fashion week, seguido pelo London Fashion week, o penultimo e Milan Fashion week e por fim Paris Fashion Week. Estas quatro cidades sao as tradicionais "big four" que sao seguidas pelas novas fashion weeks globalmente realizadas. O Menswear shows ocorre entre o Outono/ Inverno e Primavera/Verao em Milao.


Algumas Fashion Weeks podem ter um tema especifico, tais como Miami Fashion Week (Swimwear), Prêt-a-Porter (ready-to-wear) Fashion Week, Couture (one-of-a-kind designer original) Fashion Week e Bridal Fashion Week, enquanto em Portland (Oregon, USA) Fashion Week mostra alguns estilistas eco-friendly.


As primeiras fashion weeks, na Cidade de Nova York em 1943, tinha o principal objectivo de tirar a atencao da Moda francesa durante a 2a Guerra Mundial, quando as industrias locais de moda estavam impossibilitadas de ir a Paris para assistir aos espectaculos de moda.

A publicista Eleanor Lambert organizou um evento chamado "Press Week" para apresentar aos jornalistas fashionistas os estilistas americanos, os quais tinham sido previamente negligenciados. Os compradores nao podiam atender aos eventos e em vez disso tinham que visitar as salas de demonstracao das coleccoes. "Press Week" foi um successo e revistas tais como Vogue que possuiam conteudos de moda francesa, comecaram a aumentar conteudos da moda americana. No entanto, apos a guerra, as pessoas voltaram aos eventos de Paris, Londres e Milao, para as novas fashion weeks que emergiram.

O dominio destas quatro cidades, beneficiam a industria dos participantes. Por exemplo, os compradores, jornalistas, modelos e celebridades podem se limitar as suas viagens e simplesmente movimentarem-se de uma para outra durante o periodo de quatro semanas. Porem, estes arranjos estao as ser alterados devido ao surgimento de novos focos de moda tais como Los Angeles e Sao Paulo.

Fonte: wikipedia

Mwah*

LeilaMz

1 comentário:

BPM37093 disse...

Parabens,
nossa muito boa materia,
geralmente as pessoas só escreven sobre o FW que acaba de passar
nem se interessam pela historia
^^


Sucesso!