terça-feira, outubro 05, 2010

Capulana...

Depois do post da colecção do Taibo Bacar, achei q fosse interessante abordar o tecido Capulana, já que foi o principal tecido usado pelo Taibo. E aproveitando as visitas internacionais que o blog recebe, porque não falar um pouco sobre a capulana?? E dar a conhecer um pouquinho da nossa cultura tão rica e vasta?! 

A Capulana nas suas diversas utilidades

A Capulana é o nome que se dá em Moçambique, a um pano tradicionalmente usado pelas mulheres para cingir o corpo, fazendo uma saia, pudendo cobir o tronco e até a cabeça... 

Utilizada largamente em todo o país, é vendida por ambulantes, embora haja lojas especializadas na venda desestes panos. A riqueza reside nas cores e caracteriza-se por ser um marco da cultura de Moçambique. 

O preço é bastante acessivel, uma vez que é usado por todas as mulheres, não existe mulher que não tenha uma capulana dentro da sua gaveta, pelas suas inúmeras utilidades (como eu clarooo)

Uma vez que a capulana é vendida como um tecido sem corte, apenas com uma costura a volta, semelhante a uma canga, pode ser usada como saia, como um lenço para colocar os filhos às costas, como um pano para pôr no chão e sentar, cobertor, enfimm tem tantas utilidades que é de perder a conta e é o que faz com que seja como uma primeira necessidade.

Graças a globalização a Capulana tem sido comprada como um tecido para fazer vestidos para o dia a dia e para  noite, calças, saias mais formais, blusas, entre muitas outras, para os homens camisas e calças. E por ser um tecido fresco dá perfeitamente para o Verão que nós tanto gostamos!! 





Em Acessórios! 


Concerteza estou longe de mostrar as 1000 formas de usar uma capulana, mas já dá para inspirar =D

Espero q gostem do post...

Beijoooss 

2 comentários:

Cat e Ju disse...

Alô, td bem? Olha, eu não me importo que uses as minhas fotos, mas por favor, põe os créditos das mesmas. Quando as fotos não são tuas, deves sempre meter a fonte de onde as tiraste, ok? Fica bem.

Striglit disse...

Oi, tudo bom?
Eu sou a Joana, do Tu Cà Tu Lá. Assim como a minha irmã o fez, gostaria de te pedir que colocasses as fontes nas fotos que usaste neste post. Pedimos-te isto pela simples razão que para usar estas fotos nós pedimos às pessoas que nos deixassem usar a sua imagem ou a dos seus produtos, exclusivamente no nosso blog. É sempre bom identificarmos o local onde fomos buscar as fotos. Acredita que vários blogs foram desactivados por causa disso.
Espero que não leves a mal, gostaríamos de poder resolver isto da maneira mais simples.
Joana